#31 Night Train to Terror (1985)

 


Ah, os anos 80...que papai do chão abençoe essa década tão frutífera para o horror. De tudo um pouco aconteceu, o possível e o impossível. Hoje a gente olha pra trás e diz: eu sou uma sobrevivente. Night Train to Terror pode-se dizer que é o puro suco dessa época, imagina você pegando um trem onde se passa um filme com Deus (Ferdy Mayne) e o Satanás ou Lu Sifer (Tony Giorgio) discutindo a relação e o destino de três personagens ao som de uma banda de rock que solta gritinhos agudos vestidos com um figurino colorido vibrante típico dos anos 80 que canta numa festa com jovens alegres, dançantes e... esquisitos. Enquanto o número musical acontece, um bilheteiro de expressão blasé, completamente ao contrário da empolgação dos jovens, anda no meio dessa turma como se do nada viesse e para o nada fosse. É assim que começa essa antologia. Escrito por Philip Yordan e dirigido por Jay Schlossberg-Cohen, Night Train to Terror é a junção dessa conversa entre O barba branca e o bafo de enxofre, com mais três filmes aleatórios que já existiam, porém editados para caber nesse roteiro aqui. Pasmem!



Tudo gira em torno da moralidade desses personagens. De seus comportamentos e de suas escolhas, que a depender, podem ter suas almas levadas para o céu ou para o inferno. Gente, é até difícil manter um fio coerente falando sobre esse filme, tamanha bagunça que ele é. Imagina ter três longas que sequer foram pensados para fazer parte de uma antologia e ter que editar tanto só para caber na proposta do longa? É isto...vamos lá...


A primeira história, The Case of Harry Billings que é na verdade o longa Scream Your Head Off, conta o caso de um homem chamado Harry (John Philip) que causa a morte da sua esposa acidentalmente, na verdade, nem tão acidentalmente assim, ele estava bêbado. Eles caem de uma ponte, mas Harry é resgatado e é cuidado por dois médicos que após sua melhora, o hipnotizam e o usam para sequestrar mulheres, cortar partes de seus corpos e vende-las para homens do oriente médio. Sim, esse é o mote. Só que Harry vai querer vingança e... não saberemos o fim disso tudo. 


The Case of Greta Connors é a segunda história, cujo nome real é The Death Wish Clube. Nome real quando falo, é o nome original do filme antes de virar segmento nessa antologia. Ok? Ok. Aqui, temos Greta, uma jovem bonita que deseja ser atris e pianista. Ela trabalha num parque onde conhece um homem super rico chamado Youngmeyer que a convence a se tornar uma estrela de cinema, mas na verdade ela vira é atriz de filme pornô. É quando um jovem estudante de medicina chamado Glenn, conhece a jovem e se apaixona, ela decide largar o homem e os filmes. Se sentindo traído, Youngmeyer que tem um grande poder manipulador sobre ela, obriga os dois a passarem por verdadeiras provas de morte num clube secreto cheio de bizarrices e fetiches mortais como vingança. Um segmento deveras tenso e com sua devida dose de sexo e gore.

Nos intervalos dos segmentos, a banda volta a tocar seu rock chiclete, psicodélico e alegre, assim como Deus e Lúcifer voltam para suas conversas e julgamentos duvidosos.


A terceira e última história é The Case of Claire Hansen, que no título original se chamava Cataclysme e aqui parece que a edição foi realmente acertada. Deus, que parecia estar perdendo sua batalha para o diabo, tem em Claire, sua carta coringa. Cirurgiã e católica devota, é atormentada constantemente por pesadelos nazistas e com um demônio que na verdade é um playboy milionário chamado Oliver. O playboy está de olho no marido de Claire, ateu convicto e autor ganhador de prêmio Nobel de um livro chamado God is Dead. Nesse imbróglio ainda entra um estranho monge que sabe da intenção do demônio em relação ao escritor e marido de Claire e tenta alertar o casal. Nesse ínterim, um investigador policial, intrigado com a aparência de Olivier que não envelhece e com as marcas que algumas pessoas assassinadas carregam no corpo, como o 666, acha que o playboy pode ser o culpado. Ufa! Parece confuso, né? E é. Mas pode ter certeza que essa é a parte menos louca desse filme.

Quem ganha esse jogo de moralidade, não vou dizer, óbvio, mas olha...ficou feio para Deus. Aqui, o que menos importa é coerência ou história fluida, se você não se importa com isso, embarque nessa montanha russa de emoções com viagem só de ida para o inferno. Night Train to Terror tá disponível na Mubi.





Comentários