#187 Plano 9 do Espaço Sideral (1959)

 


Eu soube da existência de Edward D. Wood Jr. através do filme Ed Wood, de Tim Burton. Revi o longa nesse fim de semana e fiquei meio chocada de perceber que ele tem quase 30 anos. E continua muito bom, mesmo com Johnny Depp ali. Acho que foi nesse filme que eu descobri Vampira, Bela Lugosi, Boris Karloff e muitos outros que viriam a ser meus atores preferidos. 

Não sei se Ed Wood era um lixo de ser humano, não parece ser pela biografia de Burton. Ele era um fã de cinema, queria fazer seus próprios filmes, baseados em ideias bizarras, ninguém dava muita chance, aí ele se virava como podia. Plano 9 do Espaço Sideral era aquele que ele considerava seu melhor filme. Pensando que a crítica diz que esse é o pior filme do mundo, fica aí o debate. 



Acho que aqui nasceu aquele conceito de filme tão ruim que dá a volta e fica sensacional. Bela Lugosi foi um dos grandes astros da Universal, e até hoje é conhecido por sua atuação em Drácula. Depois de vários filmes não tão promissores, Bela ficou esquecido e foi Ed Wood que o trouxe novamente para o trabalho. Vampira era apresentadora de um programa de TV e participou desse filme com a condição de que não tivesse diálogos. 

Bela é um senhor idoso que lamenta a morte de sua esposa (Vampira). Ele morre no dia seguinte. Enquanto isso, aliens estão tramando contra a Terra, usando o Plano 9. Eles usam tecnologia para ressuscitar os mortos e assim controlar o nosso planeta. Bela e Vampira viram então dois zumbis controlados por forças alienígenas, e matam o Inspetor Clay, que estava investigando luzes estranhas que apareceram no cemitério da cidade. Clay também se torna um zumbi-alien. 

Os ETs não tinham más intenções com a Terra. A ideia deles era alertar os homens para que eles parassem com experimentos de bombas, que acabariam construindo algo tão poderoso que acabaria com a vida do universo inteiro. Aqui uma pausa para comentar que os alies não são esquisitos, nem verdes e nem possuem olhos enormes. São apenas pessoas vestidas com leggings e camisas de seda. Muito conceitual. 



Enquanto isso, as pessoas em aviões começam a avistar vários OVNIs (maravilhosos discos presos por fios muito aparentes) e o governo precisa lidar com a situação. Claro que não há diálogo, ninguém se entende, tem o mocinho corajoso, a mocinha que é sequestrada pelo monstro, os policiais bonzinhos que ajudam todo mundo. 

O enredo em si é muito confuso, mas tem boa intenção. As histórias ao redor do filme que são muito boas. Ele foi financiado por uma igreja batista, porque o Ed Wood prometeu que esse ia ser um sucesso, aí eles iam ganhar muita grana e ele faria filmes religiosos para eles. Várias pessoas do elenco foram batizadas como parte do acordo. 

Esse foi o último filme do Bela Lugosi. Ed Wood usou algumas filmagens que tinha guardadas do ator e colocou um dublê. Claro que o dublê não tinha nada a ver com o Bela e aparece em vários momentos com a capa cobrindo o rosto. 



Acho que esse é o texto mais aleatório que já escrevi, não consigo dar uma ordem ao que quero dizer. Assim como não há uma ordem no filme. Eu adoraria assistí-lo num cinema de rua, comendo pipoca e dando risada com meus amigos. Ed Wood acreditava em seu trabalho, não se levava a sério e para ele não tinha tempo ruim. Eu acho isso muito sensacional. 

Comentários