#22 Vagina Dentada (2007)

  

No último feriado eu queria ver qualquer bobajada, aí coloquei Vagina Dentada, porque né, me parecia ser uma galhofa. Como me enganei! Como sugere o título, o filme parte da ideia de ter dentes na vagina, aí vem aquela coisa de castração, vingança de homens e etc. Todos os elementos perfeitos para um terrir. Entrei no Letterboxd para dar minha nota após assistir e dei de cara com um comentário mais ou menos assim "Esse filme precisa de uma revisão feminista, assim como fizemos com Garota Infernal". 

Eu não assisti Vagina Dentada na época do lançamento, mas concordo plenamente. Revi Garota Infernal há algum tempo, gravei podcast sobre ele, escrevi sobre no meu antigo site de cinema e é exatamente isso. Na época ele foi vendido de forma errônea e hoje enxergamos várias camadas ali. Creio que seja a mesma coisa com o filme de Mitchell Lichtensein. 


A protagonista Dawn faz a linha certinha. Ela "se guarda" para o casamento, dá palestras motivacionais sobre virgindade, é a esquisita da escola. Num desses encontros de jovens ela conhece um cara que parece ser perfeito, namorado dos sonhos. Mas claramente ela estava enganada, e pensando no título vocês já imaginam o que acontece com ele...

A partir daí Dawn fica totalmente perdida sem entender o que há de errado consigo mesma. Todos os homens que ela conhece são escrotos com ela e a expõe a inúmeras violências. O ginecologista é abusivo, seu irmão é um lixo, um cara que ela se relaciona é outro lixo. 

Numa cena ela parece ceder a um desses caras e eu fiquei pensando "isso não é um filme feminista", mas parei para pensar que ela tinha zero experiência de vida. Ela foi facilmente enganada por um idiota que sabia de sua inocência. Felizmente ela percebe o erro da situação e cai fora. 

Acho que em dado momento acaba caindo naquilo de rape revenge que eu tanto detesto, mas aqui não é tão explícito. A começar que Dawn não aparece nua gratuitamente, e as cenas de homens nus são humilhantes e patéticas. 


A ideia do filme tinha tudo para descambar para um lado cômica, mas eu achei tudo muito sério. Dawn perde a sua inocência com violência, e aprende a usar a violência a seu favor. Ao contrário daquele filme horroroso Bela Vingança, em que a vingança resulta em morte de uma mulher, aqui não, ela aprende a sobreviver. 

Curiosidade: O padrasto de Dawn é interpretado por Lenny von Dohlen, o Harold Smith de Twin Peaks, meu personagem preferido da série. Infelizmente o ator faleceu neste ano. :(



Comentários