#62 Hotel dos Horrores (1987)

 

O cinema britânico de horror tem características muito próprias. Quando assisti Hotel dos Horrores procurei nem ver de qual ano era e achei que fosse um pouco mais antigo do que de fato é, apesar das cenas de morte serem um pouco mais gráficas do que as da década de 70, o que não significa também que eram cenas gráficas (algo bem próprio deles até pelo menos a década de 90). Outra coisa que me chamou a atenção foi o título original, "Bloody New Year", algo BEM britânico já que "bloody" é um termo que pode ser traduzido como "maldito" e ao mesmo tempo "sangrento". Eles falam "bloody" pra tudo por lá.

O filme conta a história de um grupo de amigos que estão em um parque de diversões e acabam sendo atacados por um grupo de hooligans. Na confusão, eles fogem em um barco para o mar (!!!) e vão parar em uma ilha. Molhados, confusos e com o barco quebrado, eles tentam encontrar alguém que possa ajudá-los. A sorte parece sorrir para eles quando encontram um hotel aberto bem no meio desta ilha. No entanto, em pleno Julho, o hotel está com decoração natalina e de ano novo. E pra piorar, tudo parece abandonado, sem uma alma viva.

A história começa a ganhar novos contornos quando pessoas começam a surgir e desaparecer do nada, como uma camareira que entrega um lençol para que uma das mulheres se esquente da água do mar. Ou ainda, encontram no salão de festas do hotel uma banda tocando músicas que parecem ter vindo dos anos 50, mas desaparecem pouco depois, como fantasmas do passado. E eles de fato acabam encontrando objetos, roupas antigas que parecem ter vindo do tempo distante.

Jovens, imaturos, brincalhões, o que você quiser chamá-los, eles começam a usar as roupas que encontram por pura diversão e pensam em aproveitar o hotel, que se encontra limpíssimo, já que por enquanto não tem possuem mais lugar pra onde ir. Ao fundo, numa TV, passa um programa em preto e branco em que um cientista é atacado por querer fazer um teste com uma aeronave, na região, e que possuía algum tipo de conhecimento não muito estudado e que poderia causar alguma tragédia temporal...

O filme apresenta efeitos interessantes e sabe misturar bem o terror com o sci-fi, num ritmo acertado. A individualidade dos personagens não é muito importante, sendo o roteiro mais focado na união do grupo e nos efeitos que eles causam no hotel em si. Se eu soube me expressar bem, talvez você já tenha entendido porque é um filme de terror de ano novo.

Não vale muito a pena contar mais do que isso pois seria entregar o plot, mas afirmo que o final é desesperançoso e me fez lembrar muito de outras produções com mansões assombradas como o próprio O Iluminado (a seu modo).

Comentários