#207 O Predador (1987)

Eu não poderia deixar de falar dos meus brucutus favoritos nesse especial de alienígenas, né. Meus brucutus favoritos, no caso, Arnold Schwarzenegger e o Predador.

Antes, preciso dizer que eu não era muito fã de ação, até que comecei a gostar de ação ironicamente e agora tô aí, fazendo maratona de Velozes e Furiosos, sonhando com o Jason Statham e simplesmente ansiosa para o lançamento de Megatubarão 2. Mas a vida é isso mesmo, ela dá voltas, ela capota, e eu disse: Berenice, segura, nós vamos bater.

Tudo bem, seguimos em frente. Assisti a franquia Predador inteira acho que ano passado, ou ano retrasado, não me lembro bem. Fiquei fascinada. Hoje, vou me concentrar no primeiro filme, o de 1987, mas fica a recomendação de assistir todos outros, inclusive o crossover com Alien (só o primeiro Alien vs Predador, o segundo é absolutamente descartável e, de tão descartável, é sempre esquecido por todos).

O Predador foi dirigido por John McTiernan — que dirigiu Duro de Matar no ano seguinte e aquele filme de 1999 com o Antonio Banderas, O 13º Guerreiro (que eu gostei, que fique registrado)  — e assim, foi um sucesso, é lógico. 

No filme, um grupo de soldados, liderados pelo major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger), são enviados para a selva na América Central para resgatar alguns membros do governo que estão sendo mantidos reféns por “guerrilheiros” — sim, o puro suco dos anos 1980, não tem muito o que fazer, mas as coisas melhoram com o passar dos filmes até chegar no Predador de 2022, que é excelente e não tem essa palhaçada.

Lá, nessa selva, eles acabam se deparando com outro inimigo: um bichão gigantesco pronto para caçar os soldados e fazer um jogo de gato e rato com eles. E, é claro também, as coisas desembestam até que Arnold e Predador se enfrentam cara a cara.




Esse filme tem momentos excelentes, e o Arnold tá ótimo, e é a primeira vez que a gente vê o Predador. Conforme os anos se passaram e os filmes foram sendo feitos, novas informações sobre ele foram surgindo, mas naquele momento era só um bicho esquisito enorme que queria dar um cacete em quem tava ali perto, no melhor estilo se mexeu, morreu.

A melhor curiosidade de produção que posso deixar neste texto é a informação de que Van Damme era pra ter sido o Predador. Ele foi escalado para usar o traje do monstrão, mas a roupa era muito pesada e desconfortável. De acordo com os boatos de produção, ele desmaiou dentro dela algumas vezes por desidratação. Além disso, o traje era horrendo. As coisas só foram melhorar realmente quando Stan Winston assumiu a criação de uma nova roupa para o Predador, e aí sim a produção do filme foi adiante. Quem acabou usando os trajes do bichão caçador alienígena foi Kevin Peter Hall.

Enfim, eu adoro esse filme, e quase todos os outros da franquia. Assim como toda série de filmes nascida nos anos 1980, O Predador tem umas porcarias no meio do caminho, mas no geral o saldo é muito positivo. 

Se você nunca assistiu a nenhum deles, fica aqui a recomendação. 



Comentários