#234 The Munsters (2022)

Pra começo de conversa: "jessica onde está o terror nesse filme??? não é de terror" Bom, eu não ligo. Tem monstro, né? É dirigido pelo Rob Zombie? então show.

Em segundo lugar: Por anos eu fui uma crítica ferrenha do Rob Zombie. Achava ele insuportável, achava tudo o que ele fazia péssimo, não gostava de nada sobre o personagem Rob Zombie. 

Até que um dia isso mudou. Eu lembro exatamente o momento que foi, e foi assistindo um episódio de History of Horror com o Eli Roth. Eu olhei pro Zombie com outros olhos. Depois disso, foi só ladeira abaixo. Li entrevistas dele, vi ele em outros documentários — a parte em que ele fala em Going to Pieces, um documentário sobre slashers, me fez gostar ainda mais dele. Eu gosto de quem ama as coisas e fala delas com paixão, ainda mais quando temos esse amor em comum. E uma coisa que a gente não pode dizer, é que o Rob Zombie não conhece terror.

Outra coisa mudou nesse meio-tempo: minha relação com o cinema (de terror, principalmente). Não é que eu esteja menos crítica, mas eu estou mais seletiva com o que eu critico. Eu passei a me divertir mais, e não quero emitir opinião sobre tudo. De vez em quando a gente precisa só de um filme colorido, bobo, extravagante e excêntrico antes de dormir, numa tarde de sábado, numa manhã de domingo. 

DITO TUDO ISSO, e voltando ao assunto Rob Zombie: quando The Munsters saiu ano passado eu já tinha superado esse meu desgosto pelo Zombie. Quando vi as imagens, eu fiquei encantada. Obviamente não vi os Munsters quando eles passavam na TV, mas eu consegui a série por meios escusos e passei boas noites antes de dormir acompanhando a família em suas desventuras.

The Munsters não é um filme perfeito, longe disso. Ele é bobo, tem alguns problemas de ritmo, é aquele tipo de filme que grandes críticos vão torcer o nariz. E, perdoe meu francês, mas foda-se. 

Extremamente excêntrico, é um filme de 1h50 que não tem pretensão, é só uma carta de amor à série e à família Munster. No filme, vemos como a Lily se apaixonou pelo Hermann, depois de alguns encontros fracassados, além de acompanhar a própria criação do Hermann. A Sheri Moon tá no ápice da canastrice, o visual é excelente, tem a participação da Cassandra Peterson, o Sylvester McCoy tá ótimo, o ‎Jeff Daniel Phillips arrebenta como Hermann, tem muita cor, muita música, o Hermann com uma banda punk, muita bobagem envolvida e cenários e figurinos de tirar o fôlego.

Não espere um filme que vai mudar sua vida. Nem todos os filmes foram feitos para serem grandes poços reflexivos. A gente não precisa tirar lições de tudo. A gente pode só curtir um filme colorido e aproveitar o tempo. Pra sessão dupla, eu recomendo o Renfield, filme novo do Nicolas Cage como Drácula. Não porque os filmes tenham temas em comum, mas são extremamente coloridos e com um visual excelente. 

Mas vá de coração aberto. Não venha me dizer depois que o filme é um lixo porque é extremamente bobo. Só aproveite a viagem. <3



Comentários