#299 Gwen (2018)



Acho que assim como eu a maioria dos fãs de terror acompanha o site Bloody Disgusting. Lá eu conheci diversos filmes, entre eles Gwen, que comparavam com A Bruxa. Claramente corri para vê-lo, pois o filme do Robert Eggers é facilmente um dos meus preferidos da vida.

Já adianto que o texto pode ter alguns spoilers, pois preciso deles para contar o que achei do filme!

O clima dos dois filmes é bastante similar. Em Gwen a garota que dá nome ao filme vive com sua mãe e uma irmã num lugar bastante isolado. O pai está ausente e as três mulheres precisam cuidar de tudo sozinhas. A primeira cena do filme já mostra homens carregando corpos de uma casa vizinha. O médico explica que a cólera foi a causa. As coisas começam a complicar quando a mãe cai doente. 



Em diversas cenas parece que estamos lidando com um caso de bruxaria ou possessão, numa delas a mãe está cortando o próprio braço e quando ela percebe que a filha está olhando o sangue escorrendo, ela a manda sair do quarto. Essa mãe tem comportamentos estranhos aliados a crises do que parece ser epilepsia. 

Na igreja as três são mal vistas. A mãe passa mal numa missa e ninguém as ajuda, apenas o médico do vilarejo. Para piorar a situação, os animais delas morrem, e dessa forma elas ficam sem fonte de renda. Gwen precisa sair para vender os vegetais que sua família planta, mas ninguém na feira está disposto a comprar. Parece que todos viraram as costas para elas.



Aqui entram os possíveis spoilers: Gwen não é um filme de fantasmas, nem de bruxaria e muito menos de possessão demoníaca. O grande horror do filme é a sociedade patriarcal e a ganância. Um governante do vilarejo quer a todo custo que a família venda a casa para a pedreira. A mãe se recusa, é tudo que ela e as filhas possuem. Aí começa o assédio e a violência dos homens da localidade. 

Não há empatia alguma com uma mulher doente e suas filhas jovens, querem a todo custo a casa e usam da violência para isso. Quando o filme acabou me senti um pouco decepcionada, eu esperava algo nos moldes de A Bruxa. Depois ele cresceu muito para mim, gostei de como o clima de horror foi usado como plano de fundo para uma história de drama. E como eu já disse, o horror muitas vezes vem do próprio ser humano.

Comentários