#345 A noite das vampiras (2023)

 IMG_256

Texto escrito por Renato Galavoti Filho

Em 1970 Nosferato chega ao Brasil, mas especificamente ao Rio de Janeiro. O responsável por isso, é o mestre do Terrir Brasileiro, Ivan Cardoso. 

Curta metragem, feito em super 8, que traz nada mais nada menos que o Torquato Neto (poeta, compositor, músico e um dos incubadores do movimento tropicalista) interpretando o papel do vampiro que literalmente parambula pelas ruas cariocas fazendo suas vitimas. 

Mas não falaremos de Nosferato, daremos um salto no tempo e vamos falar de um filme atual, quiça do primeiro longa metragem vampírico do Brasil! E também um terrir! 

O filme é A noite das vampiras de Rubens Mello. Como disse anteriormente, talvez, estamos falando do primeiro longa metragem independente de vampiro do país e para esta responsa Rubens Mello traz em seu elenco as gigantes do cinema nacional Débora Munhiz (Amor só de Mãe, Encarnação do Demônio, A mulher que põe a pomba no ar etc) , Nicolle Puzzi (Eu, As Sete Vampiras etc), além de Liz Marins (Aparências, A testemunha) e Petter Baiestorff (Monstro Legume do Espaço, Nocturno, Mar Negro, Chupacabras) pioneiro do cinema independente brasileiro. 

Justine (Alice Tarsitano) é uma atriz de comerciais de televisão que foi adotada e deseja conhecer sua família biológica. Um certo dia acaba recebendo um convite para conhecer a sua mãe biológia em uma festa. De início Justine indecisa, conversa com seu namorado Eduardo (Mario Farias) e acaba decidindo comparecer pois acha se tratar de uma oportunidade única. 

IMG_256

Durante o trajeto o carro fica sem gasolina e o casal vai pedir ajuda em um casarão subindo o morro, e opá, surpresa olha só é o endereço do convite! Justine então descobre que sua família é dona de uma açougue e que a festa será para celebrar o sucesso da empresa. Lenôra (Débora Munhiz) e suas irmãs Alecsandra (Nicole Puzzi) e Caterine (Liz Marin) os informa que a festa terá entre os convidados, seus principais clientes e que Justine e Eduardo terão que convidar jovens para a festa. 

No dia seguinte o casal sai para convidar os jovens e neste interim surge o boato que jovens estão desaparecendo de forma misteriosa. Chega o grande dia e temos uma verdadeira festa de arromba, ao som da Banda Asteroides Trio (recomendo muito a banda ela existe fora das telinhas), e muitos lanchinhos sanguinolentos! Bom... não vamos dar muito spoilers não é mesmo? O filme homenageia vários clássicos do cinema, mas uma que vale destacar: a personagem Katrina interpretada pela talentósima Grace Jones em Vamp (86. Dir. Richard Wenk).

Comentários