#346 Zombio (1999)


Texto escrito por Renato Galavoti Filho

Recentemente escrevi sobre o que possa ser o primeiro longa-metragem de vampiro realizado no Brasil, o terrir A noite das Vampiras do diretor Rubens Mello, agora o texto de hoje será sobre o primeiro filme de zumbis brasileiro.

Mas, antes de falar do filme, acho que cabe destacar o diretor Petter Baiestorff que é o pioneiro do cinema independente de terror no Brasil, além de ator, escritor, produtor e um grande conhecedor de filmes! Conhecido pelo SOV -SHOT ON VIDEO, vídeos feitos de forma independente e muita das vezes amadora, com pouco ou nenhum capital.

Agora vamos falar de Zombio, 1999. O que era para ser uma tarde romântica em uma praia do rio Uruguai acaba por ser transformar numa luta por sobrevivência depois que uma sacerdotisa invoca os zumbis.

Logo na primeira luta o casal é mordido por um zumbi mas o rapaz consegue eliminá-lo. Decidem então fugir rapidamente da ilha, porém o caminho não será tão fácil pois os zumbis estão por todos os lados. Uma das cenas mais icônicas é quando chega a noite e o casal mata um zumbi. Temos a partir daí muito gore!

Zombio é uma delícia de filme, divertido do início ao fim, com muito gore, zumbis e efeitos práticos muito bons considerando ser um filme de baixíssimo orçamento.

É notória a paixão do Baiestorff pelo cinema e como é possível ser um realizador com pouco dinheiro, basta uma câmera, uns amigos e ação! Não à toa o filme é dedicado ao Mestre do Gore, o cineasta italiano Lucio Fulci!

Recomendo fazer a dobradinha Zombio e Zombio 2, a diversão está garantida!






Comentários