#362 Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988)

Dez anos se passaram desde que Mike Myers atacou a cidade de Haddonfield. Ao final de Halloween 2 temos explicações para o porque dessa passagem de tempo (não darei aqui spoilers, apenas assistam ou leiam a resenha de Domingo!), mas elas deixaram marcas tanto no vilão quanto no heroico Dr. Loomis. O que mais pode acontecer com essa cidade e esses dois?

O filme começa com um Myers abatido e hospitalizado, sendo transferido para outra prisão psiquiátrica. É uma noite de chuva e Jamie perde seu sono, olhando pela janela da rua. Logo somos informados de que ela é filha de Laurie Strode, mas seus pais estão mortos e ela se encontra em um lar adotivo. Enquanto isso, Michael consegue escapar mais uma vez e causar terror na cidade. Dessa vez ele está atrás da sobrinha, visto que Laurie morreu. Todos que ficarem no caminho entre os dois serão mortos sem um pingo de misericórdia.

Eu achei bastante interessante notar que muitas situações foram reutilizadas em filmes como os da nova trilogia recente, como o fato dele escapar de uma ambulância ou um grupo armado sair de um bar para irem atrás do Myers e fazer justiça com as próprias mãos ou, ainda, o Michael pegar sua roupa de um mecânico. Tudo isso tem em Halloween e Halloween Kills. Foram muito bem aproveitadas essas situações em ambas situações.

Reassistir Halloween 4 foi excelente pois só reforçou, pra mim, que ele ainda é um filme que se sustenta com o tempo, mesmo que tenha suas falhas. É só você falar pra si mesmo: ele é uma força maligna, não um ser humano. E assim tudo se explica.

Comentários